Com a expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe) pelas comarcas do interior do Estado, os benefícios na segurança da movimentação de processos e a rapidez na prestação jurisdicional serão consequências inevitáveis. O PJe já está implantado nas varas cíveis, juizados especiais e turmas recursais da Comarca de Natal e este mês começa a chegar às cidades metropolitanas de Parnamirim e Macaíba.

“O PJe elimina a necessidade de tarefas burocráticas e repetitivas, como numeração de autos ou carimbos de certidões. Com isto, a força de trabalho das varas e gabinetes pode ser readequada para atender melhor ao cidadão”, explica Francisco Sales Lima Filho, diretor do Departamento de Infraestrutura e Suporte.

Com o PJe, o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) e o Processo Judicial Digital (PROJUDI) funcionarão concomitantemente. Sales afirma que a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIC) do TJRN garantirá o funcionamento dos serviços. “Não haverá descontinuidade do serviço”, frisa.

De acordo com Sales Filho, a extinção do sistema SAJ e PROJUDI só se dará quando todos os processos forem migrados para o Processo Judicial Eletrônico, seja através da digitalização dos processos físicos, seja através da importação dos mesmos para o PJe. “Será gradativo. Todos saberão onde está o seu processo, a medida que forem sendo migrados. O que não acontecerá mais é o recebimento de novos processos nos sistemas antigos, cabendo apenas ao PJe essa responsabilidade”, considera.

No calendário de ações para implantação do sistema, este chegará em breve aos municípios de Mossoró e Caicó, dois grandes polos do interior do Estado, além de outras comarcas do Rio Grande do Norte, o que aumentará a capilarização do uso do programa.

Fonte: http://www.tjrn.jus.br/index.php/comunicacao/noticias/7446-expansao-do-pje-veja-com-funcionara-os-sistemas-judiciais-saj-e-projudi