O número de downloads do Navegador PJe, aplicativo lançado há cerca de 15 dias pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem surpreendido os técnicos da área de tecnologia do órgão. Segundo o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), estão sendo feitos, em média, cerca de 20 mil downloads do aplicativo por dia, considerando dias úteis. Desde o lançamento, em 17 de junho, até o final da tarde de sexta-feira (1º/7), mais de 190 mil downloads do aplicativo já haviam sido feitos.

“Esperávamos um volume grande de downloads, mas a quantidade realmente surpreendeu. Estamos dizendo que o navegador viralizou”, afirma o chefe da Divisão de Gestão de Processo Judicial Eletrônico (PJe), Antonio Augusto da Silva Martins. O aplicativo, resultado de uma parceria entre o CNJ e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN), é uma versão customizada do navegador Mozilla Firefox, desenvolvida especificamente para uso do PJe, instalado nos tribunais de todo o país e no CNJ.

O pico de downloads do aplicativo foi constatado no dia 22 de junho, quando 23.344 downloads do navegador foram feitos. “Levando em conta que o público do aplicativo são os tribunais e os que atuam no sistema de justiça, é um universo bastante expressivo”, afirma Martins.

Para o juiz auxiliar da Presidência e gestor de Projetos de Informática do CNJ, Bráulio Gusmão, uma das principais vantagens do aplicativo é que, por ser uma ferramenta pré-configurada, não é preciso que o usuário do PJe se preocupe em checar se as versões de programas, plug-ins e outros softwares instalados no computador são os necessários para utilização do sistema. Basta baixar e instalar o aplicativo e utilizá-lo quando for preciso acessar o PJe dos tribunais.

“Uma parte considerável das demandas que temos hoje por parte dos usuários é resolvida com o uso do Navegador PJe”, afirma o magistrado. “Ele vai ao encontro das principais dificuldades enfrentadas”, conclui.

Fonte: AASP