O Tribunal Regional do Trabalho da 15ᵃ Região, com sede em Campinas, irá implantar na quarta-feira, dia 14 de maio, às 17 h, o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) no Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto. A solenidade será comandada pelo presidente do TRT, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper. Com o sistema, os processos tramitam inteiramente via internet, sem o uso do papel. Tarefas repetitivas como juntada de petições e contagem de prazos são atribuídas ao computador, e não ao ser humano, evitando o retrabalho na área judiciária.

Importante!

O atendimento de balcão na secretaria será suspenso nos dias 12 e 13 de maio para os preparativos de instalação do sistema. Os prazos que vencerem nessas datas serão prorrogados para o dia seguinte.

PJe-JT

O PJe é um sistema informatizado, criado para pôr fim à utilização do papel no Poder Judiciário. Trata-se do uso inteligente da tecnologia em prol de uma Justiça do Trabalho mais célere, acessível, econômica, eficiente e sintonizada com a temática da preservação ambiental. Seu desenvolvimento é coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais brasileiros.

Certificação digital

Para propor uma ação trabalhista ou praticar qualquer ato processual dentro do PJe-JT, o advogado precisará de um certificado digital, ferramenta que exerce a função da assinatura pessoal em ambientes virtuais. A opção pela certificação digital partiu do CNJ e segue uma tendência mundial em segurança da informação.

Principais benefícios

Acesso pleno ao processo, em sua íntegra e a qualquer tempo (sem as limitações do papel). O advogado, de sua casa, escritório ou de qualquer lugar, pode ajuizar uma ação trabalhista e fazer consultas.

Como obter a certificação

O certificado digital deve ser adquirido por meio de uma autoridade certificadora (AC). Acessando a página do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), é possível conferir o passo a passo de todas as etapas da aquisição. Outra fonte de informações é a página da AC-OAB, voltada exclusivamente para os advogados. A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) também fornece o certificado digital aos advogados em geral.

Acesse os manuais e vídeos sobre o uso adequado do sistema do TRT-15 e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT): www.csjt.jus.br.

Central de Atendimento ao Advogado: 0800 777 4344 de segunda a sexta, das 9 às 19 h.

Fonte: Painel do Advogado ( 14/5/2014) Tribunal Regional do Trabalho da 15º Região – folder de implantação do PJe-JT.