O Conselho Superior da Justiça do Trabalho e o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará assinaram, no dia 23 de novembro, acordo de cooperação técnica com a finalidade de conjugarem esforços para o aperfeiçoamento do sistema de Processo Judicial Eletrônico.

O acordo foi assinado durante a 8ª reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), pelo presidente do CSJT, ministro Ives Gandra Martins, e a presidente do TRT/CE, desembargadora Maria José Girão.

Antes concentrado no CSJT, com a assinatura do acordo de cooperação o desenvolvimento do sistema agora passa a ser descentralizado. Equipes de vários Regionais, incluindo o TRT/CE, passam a atuar na evolução e sustentação do Pje de forma remota, diretamente de suas sedes.

A equipe designada pelo TRT/CE será composta por três servidores que atuarão sob a coordenação de um magistrado. Eles deverão colaborar com sugestões, ações e projetos para o aperfeiçoamento do Sistema Pje e do seu processo de desenvolvimento.

Histórico
O Processo Judicial Eletrônico chegou às varas do trabalho no Ceará em janeiro de 2012, quando o sistema foi instalado no município de Caucaia. A Justiça do Trabalho cearense foi a segunda do Brasil a implantar a ferramenta e uma das primeiras a concluir sua instalação. Desde de abril de 2014, todas as unidades judiciárias do TRT/CE funcionam com o PJe.

Fonte: TRT 7º Região