No próximo dia 06 de outubro (sexta-feira), o Processo Judicial Eletrônico (PJe) chega à Abaetetuba. A duas Varas do Trabalho de Abaetetuba são as últimas da Justiça do Trabalho a receberem a instalação do Processo Judicial Eletrônico, com isso, o PJe chega a 100% das VT’s da Justiça do Trabalho.

Na instalação estarão presentes a presidente do TRT8, Suzy Koury, o Presidente do TST, Ministro Yves Gandra Filho, o Gestor Regional do Comitê do PJe, desembargador Sérgio Rocha, o magistrado Fernando Bessa e o magistrado Avertano Messias Klautau, ambos integrantes do Comitê Regional do Pje, a juiza titular da 1ª Vara do Trabalho de Abaetetuba, Flávia Kuroda e o juíz titular da 2ª Vara do Trabalho de Abaetetuba, Luis Antonio Nobre de Brito, além dos servidores da 1ª e 2ª Varas do Trabalho. 

O PJe foi instalado na 8ª Região seguindo o cronograma que o Tribunal adotou para que houvesse condições ideais para as instalações nas Varas. O gestor do Comitê Regional do PJe, desembargador Sérgio Rocha, destaca que o TRT8 focou na priorização da segurança dos usuários ao utilizar o sistema. “O binômio de segurança e confiabilidade foi adotado como diretriz para a implantação do PJe nas varas do trabalho da 8ª Região. Nós estabelecemos como condição para implementação do PJe na Varas do Trabalho, a redundância de link e a garantia da permanência do serviço.”, destacou o desembargador. 

A desembargadora Presidente, Suzy Koury salientou que a geografia da 8ª região é singular, já que possui grandes dimensões, com serviços muitas vezes deficientes. “A instalação do PJe em nossa Região foi lenta. A 8ª Região tem dimensões continentais, bastante superior a vários países e com infraestrutura bastante deficitária em algumas localidades, mas com muita alegria chegamos a 100% das Varas da Justiça do Trabalho utilizando o PJe”, comentou a magistrada.

Abaetetuba é uma cidade da região nordeste paraense fundada em 1724, tem população estimada de 153.380 habitantes sendo a 7ª mais populosa do estado. A 1ª Vara do Trabalho do município foi instalada dia 05/10/1973 de acordo com a Lei n°5.644, de 10/12/1970. Já a 2ª VT de Abaetetuba começou a funcionar dia 17/03/2006 de acordo com a Lei 10.770, de 21/11/2003. As Varas do trabalho de Abaetetuba têm jurisdição em Abaetetuba, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju e Muaná. 

Desempenho

Segundo os dados de E-Gestão, as varas do Trabalho de Abaetetuba receberam, em 2016, 3558 processos, sendo 1808 na 1ª Vara e 1750 na 2ª Vara. Desse total, 676 entraram na fase de execução e 307 execuções foram encerradas. No último ano, 3750 processos foram encerrados nas dos Varas do Trabalho de Abaetetuba. O andamento dos processos na região deve ser agilizado com o Processo Judicial Eletrônico.

Serviços:

Dia: 06/10
Horário: 11h
Endereço: 2ª VT de Abaetetuba

Fonte: TRT 8º Região