Expectativa é que ambas as entidades desenvolvam melhorias no sistema do PJe.

Os presidentes da Associação dos Advogados de São Paulo, Luiz Périssé Duarte Junior, e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Martins Filho, promoveram uma parceria inédita na tarde dessa quinta-feira, 22/2.

Pela primeira vez, as duas instituições somam esforços para produzir ações em prol da melhoria do Processo Judicial Eletrônico (PJe). “O acordo visa o intercâmbio de informações e à conjugação de esforços técnicos, beneficiando todos os usuários do sistema”, afirma a conselheira da AASP Elaine Beltran, que participou da reunião em Brasília.

No ano em que completa 75 anos de sua fundação, a AASP mostra mais uma vez a sua preocupação com o exercício da prestação de serviços, buscando sempre a modernidade e os melhores caminhos.

O PJe

Lançado oficialmente em 21 de junho de 2011 pelo ministro Cezar Peluso, na época presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o PJe é um software criado a partir de experiências dentro do Poder Judiciário, que contou com a colaboração de diversos tribunais de todas as regiões do Brasil.

A ideia era que o sistema fosse capaz de permitir a prática facilitada dos atos processuais pelos magistrados e demais servidores, assim como o acompanhamento do processo judicial propriamente dito, independentemente se ele tramita na Justiça Federal, dos Estados, na Justiça Militar ou na Justiça do Trabalho.

Ao longo dos últimos anos, muitos esforços foram feitos por todos os tribunais para a adoção de soluções que fossem vantajosas a eles, estabelecendo uma diretriz de requisitos importantes de segurança, racionalização dos gastos e focando em atividades como a resolução de conflitos.

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP