O juiz auxiliar da presidência do TST, Fabiano Coelho, que também é o coordenador nacional do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), proferiu a palestra de abertura do Encontro de boas práticas em rotinas de Varas do Trabalho, na manhã desta sexta-feira, 13/5, na Escola Judicial do TRT18.

O magistrado falou sobre os novos projetos para o Pje, as prioridades para 2016 e as perspectivas para o sistema na gestão do novo presidente do TST, ministro Ives Gandra. Magistrados e servidores do Tribunal que atuam nas Varas do Trabalho lotaram a sala de eventos da Escola Judicial.

Fabiano Coelho avaliou que é necessária uma interação maior do TST com os tribunais regionais na área de Tecnologia da Informação, para centralizar as boas práticas no PJe. Ele informou que está em desenvolvimento um sistema de inventário das ferramentas utilizadas por todos os tribunais brasileiros, para que possam ser selecionadas as melhores e depois ser feito um convênio de cooperação e o compartilhamento com os demais tribunais. “Estamos em uma terceira fase do Pje-JT. Primeiro foi a de criação do sistema, depois a de implantação generalizada, com praticamente 100% de uso na Justiça do Trabalho, e agora essa terceira fase que é de melhorar a usabilidade, com aprimoramentos constantes do sistema”, explicou.

Segundo o magistrado, as prioridades para este ano são o novo assinador, que vai resolver o problema das atualizações do sistema Java, que dificulta a assinatura de documentos do PJe após a atualização de computadores, e a ferramenta de expurgos, com o objetivo de eliminar processos findos dentro do PJe. “Nós vamos definir uma regra de negócios, uma saída técnica para onde levar esses processos, seja criar um espaço nas nuvens ou algum sistema como um cemitério de processos. E isso é urgente, porque temos 7 milhões de processos tramitando na Justiça do Trabalho”, explicou.

O juiz Fabiano Coelho, que comanda a equipe responsável pela criação de novas versões do PJe, também elogiou a equipe técnica do TRT18. “Hoje o TRT18 é uma referência em matéria de Tecnologia da Informação, no desenvolvimento de projetos como o MNI, nos comitês gestores e na homologação das novas versões. O servidor Humberto Ayres há muitos anos tem feito um trabalho excepcional que é referência no Brasil”.

O presidente do Tribunal, desembargador Aldon Taglialegna, agradeceu a presença do magistrado e reafirmou que o TRT18 está pronto para ajudar nos projetos que auxiliem no aprimoramento do PJe.

Fonte: PJe-JT