A Coordenadoria Nacional Executiva do Processo Judicial eletrônico no âmbito da Justiça do Trabalho (CNEPJe) entregou aos gestores e coordenadores executivos regionais do PJe o Relatório de Atividades do biênio 2016/2017. O documento foi apresentando durante o 1º Encontro dos Gestores Regionais do PJe, que ocorreu nos dias 1º e 2 de junho, em Brasília.

O relatório da CNEPJe contém informações sobre as ações que já foram concluídas e trouxeram melhorias do sistema e medidas que ainda estão sendo implantadas pela atual gestão. O documento contém, ainda sugestões de diretrizes a serem analisadas pela próxima gestão com o intuito de dar continuidade à modernização constante do PJe.

Entre as metas já alcançadas ou que se encontram em desenvolvimento, podem ser cidadas as seguintes iniciativas: estabilização definitiva do PJe; a capacitação de magistrados e servidores; redução da burocracia e aumento da transparência; descentralização do desenvolvimento do sistema, que agora é feita remotamente por todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho e o Tribunal Superior do Trabalho; criação do caderno de arquitetura KZ, juntamente com o seu novo mascote; desenvolvimento do portal e aplicativo da Justiça do Trabalho Eletrônica (JTe).

De acordo com os juiz auxiliar da presidência do CSJT e TST Maximiliano Carvalho, integrante da Coordenação Nacional do CNEPJe, outro ponto de relevância desse biênio foi a publicação da Resolução CSJT 185/2017, que regulamenta o uso, suporte e a prática eletrônica do Processo Judicial eletrônico na Justiça do Trabalho. Segundo o magistrado, as atividades relacionadas a virtualização da Justiça do Trabalho será baseada nessa norma. “O PJe tem um roteiro a ser seguido e essa resolução traz essa segurança”, disse. A exposição da Resolução nº 185 do CSJT foi feita pelo juiz auxiliar da presidência do TST e do CSJT, Fabiano Coelho de Souza, Coordenador Nacional do PJe.

Confira o relatório completo 

Fonte: CSJT