As alterações do PJe 2.3 trarão melhorias na visualização do fluxo, na movimentação e na pesquisa dos processos na Justiça do Trabalho

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) disponibiliza a partir desta segunda-feira, 17 de dezembro, a versão 2.3 do PJe para os Tribunais Regionais do Trabalho, que levará o nome “Jacarandá”. Para receberem suporte do Tribunal Superior do Trabalho (TST), os TRTs têm 30 dias para implantar a ferramenta. Esta é a segunda versão lançada no ano. Em junho, o CSJT lançou a versão 2.2, também conhecida como “Ipê”.

Os Tribunais Regionais da  e da 18ª Região já haviam instalado a versão piloto para resolver pendências e inconsistências. Agora os demais TRTs migrarão para o novo sistema. Seguindo determinação do presidente do CSJT e do TST, ministro Brito Pereira, a medida foi adotada para situar todos os órgãos da Justiça do Trabalho no mesmo patamar tecnológico. Outro objetivo é sempre oferecer melhorias que facilitem o uso do sistema.

Para o coordenador Nacional do PJe e juiz auxiliar da Presidência do CSJT e do TST, Fabiano de Abreu Pfeilsticker, as inovações da versão 2.3 do PJe deverão simplificar alguns procedimentos. “Os chips, também chamados de tags, são o destaque desta versão. A inteligência do sistema automaticamente informa o usuário que, por exemplo, uma carta precatória foi expedida, mas ainda não foi devolvida. O usuário, quando abrir o processo, terá essa informação com destaque”, afirma.

Mais mudanças

No novo painel, as tarefas serão representadas por ícones, que vão facilitar a visualização do fluxo processual e tornarão a movimentação processual mais simples e interativa.  Melhorias visuais na nova plataforma facilitarão a consulta processual.

Além disso, por meio da ferramenta de pesquisa textual incorporada à versão Jacarandá, o usuário poderá, com muita rapidez, consultar informações de qualquer documento dos processos em tramitação na Justiça do Trabalho. Esta versão também traz a possibilidade de marcar com selos os processos destinados ao acervo histórico, a fim de concretizar, no decorrer do tempo, a implantação de um acervo digital de processos judiciais.

Além dessas novidades, a nova versão do PJe torna o sistema ainda mais seguro e confiável.

Fonte: GL/GR – Divisão de Comunicação do CSJT