pje10

Presidente do TRT/PI, desembargador Francisco Meton Marques de Lima

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí (TRT/PI) concluiu a instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), em todas as Varas do Trabalho da capital e do interior.  A partir de agora, o ajuizamento todos os novos processos ajuizados devem ser feitos exclusivamente pelo PJe.

O presidente do TRT/PI, desembargador Francisco Meton Marques de Lima, explica que a instalação do PJe na Justiça do Trabalho do Piauí seguiu uma programação para garantir a segurança do funcionamento do novo sistema, considerando limitações técnicas, entre outros fatores, até o alcançar todas as Varas do Trabalho no estado.

“O processo eletrônico veio para tornar mais célere a tramitação processual. Advogados, magistrados, servidores e, principalmente, a sociedade, ganham com o novo sistema”, destaca o desembargador Francisco Meton.

O coordenador da CTIC (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação) do TRT/PI, Anchieta Araújo, informa que antes do sistema entrar em funcionamento nas Varas,os servidores e magistrados foram capacitados em cursos promovidos pela EJUD (Escola Judicial do TRT/PI), e ministrados pelos profissionais da CTIC. A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, também organizou cursos de capacitação para advogados, em parceria com o TRT/PI.

O Processo Judicial eletrônico é um sistema coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a colaboração dos tribunais brasileiros. O objetivo principal do projeto é padronizar os atos processuais de forma eletrônica, em cumprimento à Lei n. 11.419/2006, levando em conta as peculiaridades dos vários ramos da Justiça.

As operações com o PJe exigem certificação digital – tanto para os magistrados e servidores da Justiça como para os advogados – e também para as partes que queiram acompanhar a tramitação do processo pela internet. É necessário, portanto, que aqueles que ainda não o fizeram, providenciem seu cadastro com a maior brevidade possível.

Nova versão do PJe possibilita acesso por login e senha

Uma das novidades da nova versão do PJe é a possibilidade de os usuários do PJe que já possuem certificado digital cadastrarem senha para consultar processos na íntegra, acessando o sistema com login e senha.

Além de garantir mais segurança para sistema do PJe, o uso do login e da senha traz mais praticidade para o usuário, pois possibilita o acesso quando ele não tiver em mãos um leitor de certificado digital.

Para cadastrar a senha, é preciso seguir o seguinte caminho no menu do PJe: Configuração / Pessoa / Cadastro de Senha. Depois, basta definir uma senha e atualizar. O login utilizado será o CPF de cada usuário.

Acessar os processos é bem simples. Na página principal do PJe, basta clicar em ?Consulta processual através de login e senha?. Em seguida, uma tela de pesquisa será exibida.

Para visualizar a tela de andamento processual e também acessar alguns documentos públicos, não são necessários login e senha.

Saiba mais sobre o PJe-JT

 

Fonte: portal.trt22.jus.br (Robson Costa – ASCOM TRT/PI)