Ações passarão para sistema informatizado, que devem dar mais agilidade
Os processos trabalhistas começam a entrar na era digital, sem o uso do papel, a partir desta sexta-feira (3) na área de abrangência do Tributal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, que inclui 599 municípios paulistas, com população superior a 21 milhões de pessoas. A medida vale para os novos processos, em segunda instância.
O Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) está sendo implantado de forma gradativa em todo o Brasil. O sistema informatizado foi desenvolvido para reduzir a burocracia, dar mais agilidade aos processos, reduzir os custos e preservar o meio ambiente, com a economia  de 2.019 toneladas de papel por ano.
Para a implantação do sistema, passaram por treinamento servidores, desembargadores, advogados e procuradores. O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, participa da inaguração do sistema na sede do TRT da 15ª Região, em Campinas, nesta sexta-feira. A regional da Justiça Trabalhista é a segunda maior do Brasil e atende 95% do Estado de São Paulo. Em 2011, foram autuados 98.829 processos em segunda instância, com 87.139 solucionados.
Certificação digital
Para propor uma ação trabalhista ou praticar qualquer ato processual dentro do sistema, o advogado precisará de um certificado digital, ferramenta que funciona como uma assinatura pessoal em ambientes virtuais.
O certificado deve ser adquirido por meio de uma autoridade certificado (AC) através da página do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), onde é possível saber as etapas para a aquisição. A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) também fornece o certificado digital para os advogados em geral.
Fonte: Portal G1