A Vara do Trabalho de Alta Floresta concluiu a migração dos autos em papel para o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e se tornou 100% digital. Os trabalhos foram finalizados no início de outubro e contou com a colaboração de todos os servidores.

Ao longo de 5 meses, 230 processos foram migrados do meio físico para o eletrônico. A primeira etapa da digitalização começou em abril de 2018 e contemplou os processos que não estavam no arquivo provisório. Após a realização da correição da unidade, os esforços retornaram e todos os autos em papel foram migrados.

Segundo o diretor da Vara, Janúncio Ferreira de Araújo, o trabalho foi feito com o envolvimento de todos os servidores. “Cada qual com sua tarefa, alguns foram encarregados de separar os processos e outros cuidaram da digitalização”, explicou.

Para o diretor, a migração para o meio digital traz muitos benefícios. Entre eles, a economia com papel e toner, além da possibilidade de consulta dos autos pela internet, o que facilita o trabalho dos advogados.

Outro benefício é não ter a necessidade de muitos servidores presentes na unidade. “Diminui nosso trabalho no atendimento e evita o congestionamento na vara. Abre também a possibilidade do trabalho remoto para alguns servidores”, completou.

A digitalização foi possível graças à funcionalidade de Cadastro de Processo em Conhecimento/Liquidação/Execução (CCLE) do PJe, que possibilita trazer para o sistema os processos físicos existentes apenas digitalizando as partes principais, como as decisões, despachos e procurações.

Fonte: TRT 23º Região