A necessidade de transformação nas atividades dos profissionais da área jurídica, introduzida nos últimos meses pela informatização do Judiciário, gerou um conjunto de dúvidas.

O exercício da prestação principal da advocacia, em virtude da mudança na forma de envio das petições, foi modernizado e, num primeiro momento, esse ato pode requerer atenção especial do advogado.

Para auxiliá-lo nesta questão, a AASP criou o 0800 SOS AASP (0800 777 5656), que entrou em funcionamento no dia 1º de fevereiro para prestar esclarecimentos sobre o cadastro e o procedimento de peticionamento eletrônico.

O 0800 é válido para ligações feitas de telefone fixo fora da capital paulista. Para São Paulo e região metropolitana, o atendimento é efetuado pelo (11) 3291 9200.

Pelo Boletim AASP, os leitores acompanham a evolução do processo tecnológico do Judiciário. Como se sabe, na Justiça Estadual paulista, o processo teve início dia 1º de fevereiro, pelas 45 varas cíveis do Fórum João Mendes Jr., duas varas de Juizados Especiais da Fazenda Pública e quatro varas do Tribunal do Júri do Complexo Judiciário Criminal Ministro Mário Guimarães. A ação faz parte do cumprimento do cronograma de implantação do Plano de Unificação, Modernização e Alinhamento do TJSP (Puma), que tem como meta adotar um sistema único e ampliar o processo eletrônico nas varas judiciais do Estado. Até o fim de 2013, 79% das varas de São Paulo devem estar utilizando o formato digital para envio de documento e pesquisa de andamento processual.

Os associados podem contar com a AASP

Além do telefone 0800 que presta atendimento personalizado aos associados, a AASP também participa de outras frentes para que os advogados possam se adaptar com tranquilidade ao processo eletrônico na Justiça Estadual, oferecendo atendimento pessoal por meio do Plantão de Peticionamento Eletrônico ou pela Central Facilitadora, ambos localizados no Fórum Central (João Mendes Jr.), na capital paulista.

A Central Facilitadora foi criada pela AASP em parceria com a OAB-SP e está localizada no 19º andar do Fórum Central. Pessoalmente, é possível obter informações, digitalizar documentos e, ainda, peticionar eletronicamente. Devido à importância destes serviços, eles também são oferecidos nas Salas dos Advogados que a AASP mantém dentro do fórum, no 7º, 9º e 13º andares.

Os associados poderão contar também com o hotsite que a AASP desenvolveu, http://processoeletronico.aasp.org.br, para acesso à cartilha de utilização, vídeo tutorial, manual de recomendações, agenda de cursos da AASP e notícias sobre o tema. Pode-se, ainda, agendar a emissão do certificado digital pelo próprio hotsite. E por falar em certificado digital, os associados da AASP ainda contam com o melhor preço na hora de adquirir a assinatura obrigatória para o peticionamento eletrônico, seja na sede da AASP ou no próprio escritório. Por falar nisso, na sede, os advogados contam também com a recém-inaugurada Central de Apoio ao Associado, que reúne, em um só lugar, além da certificação digital, a digitalização e reprodução de documentos, a Sala de Internet, as Salas Privativas do Associado e o Posto da Jucesp.

E, ainda, pelo site da AASP, os advogados poderão registrar suas dúvidas, dificuldades, reclamações, sugestões e/ou experiências pelo Observatório Nacional do Processo Eletrônico.