Novo sistema será implantado na comarca a partir de 10 de novembro

 

PJE Contagem 01Para o presidente do TJMG, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, o PJe representa uma nova forma de trabalhar, um novo horizonte
PJE Contagem 02O psicólogo Elias Alves da Costa falou sobre mudança
PJE Contagem 03A servidora da Corregedoria Edilane Andrade explicou como funciona o PJe
 

Apresentação do Processo Judicial eletrônico (PJe) e palestra motivacional marcaram as atividades realizadas nesta sexta-feira, 10 de outubro, na comarca de Contagem. Magistrados, servidores e comunidade jurídica tiveram oportunidade de conhecer melhor o sistema, que será implantado, a partir de 10 de novembro, em algumas classes de ações cíveis da comarca.

 Abrindo o encontro, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, falou sobre o significado do PJe. Destacou que estamos em uma era em que o virtual e o eletrônico têm se evidenciado como facilitador de nossas vidas. Em nosso trabalho, enfrentamos ainda uma prática do início do século XX – papel, carimbo, meios burocráticos – que nos impede de prestar uma jurisdição melhor, completou.

 O presidente do TJMG lembrou as limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, e a crescente demanda de processos, a exigir mais recursos. Nesse sentido, ressaltou, o PJe mostra-se como o caminho, a nova forma de trabalhar, um novo horizonte. Evidentemente, o novo traz receios, uma vez que altera a rotina, ainda que ela não seja muito boa, ponderou.

 Ao falar dos benefícios do novo sistema para magistrados, servidores e comunidade, o desembargador Pedro Bitencourt Marcondes citou experiências vitoriosas de outros estados que já implantaram o PJe. Falou da importância de se ter a mente aberta para o novo, para o futuro.

 Informou ainda que a expansão do PJe para as comarcas de Betim e Contagem está prevista para até o final deste ano. Em 2015, o sistema será implantado em todas as comarcas de entrância especial. Agradecendo a presença de todos, o desembargador presidente ressaltou que o PJe, ao proporcionar uma jurisdição mais célere e um melhor aproveitamento do tempo, vai permitir a valorização de talentos.

  Mudança

 “Motivos para mudança: Uma questão de atitude” foi o tema da palestra proferida pelo psicólogo Elias Alves da Costa. Ele discorreu sobre o novo e tudo que ele representa – ansiedade e entusiasmo. “Nós escolhemos o nosso comportamento diante de uma nova realidade”, enfatizou.

 O palestrante explicou que o PJe, do ponto de vista comportamental, é uma mudança de paradigma, o rompimento com um modelo que já conhecemos para que outro seja adotado. Destacou mudanças bem sucedidas vivenciadas pelo TJMG, entre elas, a implantação dos Juizados Especiais.

 Entre as razões para que o PJe seja implantado com sucesso, ele citou a necessidade de o TJMG cumprir bem sua missão. Abordou os desafios trazidos pela mudança e a determinação necessária para acolhê-la, lembrando que a base para lidar com o novo é a confiança.

 Definindo o TJMG de “obra coletiva”, ressaltou que todos devem abraçá-la para que a mudança aconteça. Ainda em sua apresentação, discorreu sobre as diferentes atitudes frente a mudança e as estratégias para se chegar ao futuro desejado.

  Apresentação do PJe

 A servidora da Corregedoria Edilane Andrade exibiu vídeo sobre o PJe, explicando a criação da ferramenta, que permite a prática do ato processual diretamente no sistema, e os atos normativos que a regulamentam. Falou ainda dos benefícios do PJe, entre eles, a otimização do tempo e a redução de custos;  do cronograma de expansão; e do funcionamento do sistema.

Edilane ressaltou que a implantação do PJe é um momento histórico para o TJ:  “É uma mudança de cultura, de desapego de práticas antigas”. 

Prestigiaram o evento, entre outras autoridades, o terceiro vice-presidente do TJ, desembargador Wander Marotta, o corregedor geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo, o presidente do Comitê Gestor do PJe, desembargador André Leite Praça, o presidente do Comitê Gestor Nacional do PJe para os Tribunais de Justiça e Justiça Militar, juiz Wilson Benevides, o juiz auxiliar da Corregedoria Rui de Almeida Magalhães, a juíza auxiliar da Presidência Lilian Maciel dos Santos, o diretor do Foro de comarca de Contagem juiz Wagner Cavalieri, juízes da comarca de Contagem, servidores e representantes da Defensoria Pública, da OAB/MG e da Advocacia Geral do Estado.

Para ver mais fotos acesse o Flickr e o Banco de Imagens do TJMG.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom (www.tjmg.jus.br – TJMG – Unidade Goiás)