Visando garantir estabilidade e segurança para todo o ambiente tecnológico do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, o presidente do TRT, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, inaugurou na sexta-feira (5/9) o novo Centro de Dados – “Sala Cofre”, no edifício-sede em Porto Velho (RO). O descerramento da placa foi feita em conjunto com o presidente da Comissão de Tecnologia da Informação, desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia, Andrey Cavalcante.
“Com essa implantação consolidamos uma política de segurança da informação, que se fundamenta nos sistemas de tolerância a falhas, ocorridas sem previsão, como cortes de energia ou defeito em um computador, por exemplo, e o uso de sistemas de recuperação de desastres, minimizando a ocorrência de um fato externo imprevisto”, destacou o Presidente.
“Agora todos os dados do Processo Judicial Eletrônico estão seguros. Se acontecer um abalo sísmico, a ‘Sala Cofre’ estará intacta com todas as informações dos nossos processos”, afirmou o presidente ao destacar ainda que o Tribunal prima pela segurança das informações e a garantia dos jurisdicionados com a prestação jurisdicional.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Robert Armando Rosa, o objetivo principal do Centro de Dados é trazer segurança física para o Datacenter, onde todos os dados são armazenados e processados.
Carlos Lôbo ressaltou que o novo Centro de Dados vem aprimorar a segurança dos dados do Regional, e é por isso que institucionalizou-se chamar de “Sala Cofre”, um ambiente protegido, tanto do acesso a ela, quanto à segurança dos dados ali armazenados.
Fonte: www.trt14.jus.br (Ascom/TRT14 (Alberto Alves)