Juízes do trabalho do Distrito Federal e do Tocantins se reuniram, nesta sexta-feira (25), com a Coordenação Nacional do PJe na Justiça do Trabalho. O evento foi realizado no Foro de Brasília (513 Norte) com transmissão simultânea para as unidades judiciais da Justiça do Trabalho no Tocantins.

Com o tema “A Ouvidoria e Você no PJe – Uma Ação Conjunta da Presidência e a Ouvidoria do TRT10”, o enfoque do encontro foi o levantamento dos problemas operacionais que ocorrem no primeiro grau de jurisdição da Décima Região com o uso do sistema e o esclarecimento de dúvidas. A iniciativa possibilitou que os juízes apresentassem suas reclamações pontuais e fossem diretamente ouvidos pelos responsáveis nacionais do sistema PJe na Justiça do Trabalho.

A vice-presidente e Ouvidora do TRT da 10ª Região, desembargadora Maria Regina Machado Guimarães, abriu o evento agradecendo a presença da Coordenação Nacional do PJe, o apoio do presidente do TRT10, desembargador Pedro Luís Vicentin Foltran, bem como do diretor do Foro de Brasília, juiz Luiz Fausto Marinho de Medeiros, que forneceu toda estrutura para realização do encontro, além de todos os  servidores que de forma direta ou indireta contribuíram para a realização do encontro.

Segundo a magistrada, “a proposta do encontro foi promover a interação dos nossos magistrados com a equipe técnica responsável pelo sistema PJe, propiciando um debate franco e construtivo acerca dos problemas constatados no uso diário da ferramenta. Estou satisfeita pela contribuição da ouvidoria nesse processo e o objetivo alcançado no evento de hoje”, comentou a desembargadora.

Para o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e integrante da Coordenação Nacional do PJe, Fabiano Coelho de Souza, esse tipo de encontro é produtivo e uma excelente oportunidade de promover o diálogo com quem utiliza o sistema na prática, no dia-a-dia. É também uma maneira de apresentar aos juízes os problemas que ocorrem na operacionalização do Pje.

De acordo com o juiz, Denilson Bandeira Coêlho, que estava presente na reunião, essa troca de informações é fundamental. “Espero que esse evento seja um de muitos, porque eu acho que é disso que a gente precisa”, disse. Para ele, essa é uma ótima iniciativa da Ouvidoria. “Desde o final do ano passado, quando o sistema foi implementado aqui no Foro de Brasília, o PJe passou a ser a nossa realidade. É o nosso sistema de processo e ferramenta de movimentação processual e é preciso estarmos sempre atualizados. Ter a ferramenta atualizada e funcional. Uma rotina que não funciona direito atinge diretamente o funcionamento da unidade jurisdicional”, completou.

Fonte: TRT 10º Região