O Poder Judiciário brasileiro encerrou o ano de 2013 com mais de um milhão de ações tramitando no sistema do Processo Judicial Eletrônico – PJe. A grande responsável por este número foi a Justiça do Trabalho, onde aproximadamente 950 mil processos já foram distribuídos pelo sistema eletrônico.
No Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, o PJe-JT já foi instalado em 150 varas trabalhistas, incluindo as 14 novas varas do Fórum Regional da Zona Leste, na capital paulista, inaugurado no último dia 19 de dezembro. Nas 90 varas de São Paulo localizadas no Fórum Ruy Barbosa, o sistema funciona nos casos que se encontram em fase de execução e já conta com aproximadamente 2.500 processos inseridos. Ao todo, são cerca de 80 mil ações tramitando sem o uso do papel na 2ª Região.
Ao longo de 2013, o TRT-2 empreendeu diversas ações relacionadas ao suporte técnico do PJe-JT a seus diferentes públicos. Em parceria com a OAB/SP, foram realizados eventos e ações de divulgação para advogados, buscando apresentar as funcionalidades e esclarecer as principais dúvidas sobre a ferramenta. Internamente, o TRT-2 capacitou servidores para atuarem em atividades de apoio em salas da OAB do Ed. Sede e de fóruns regionais.
Presente em 937 varas do trabalho brasileiras, estima-se que o PJe-JT já envolva aproximadamente 28 mil servidores, três mil magistrados e 235 mil advogados. De acordo com informações do Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, mais de 400 melhorias foram implantadas no sistema ao longo de 2013. O aprimoramento da ferramenta, no entanto, continua sendo prioridade para o órgão, responsável pelo desenvolvimento e atualização de todo o sistema.
Fonte: www.trt2.jus.br – Texto: Aline Castro – com informações de: CSJT e Agência de notícias CNJ