Novo sistema será implantado na comarca a partir de 10 de novembro

Apresentação do Processo Judicial eletrônico (PJe) e palestra motivacional marcaram as atividades realizadas nesta sexta-feira, 10 de outubro, na comarca de Contagem. Magistrados, servidores e comunidade jurídica tiveram oportunidade de conhecer melhor o sistema, que será implantado, a partir de 10 de novembro, em algumas classes de ações cíveis da comarca.
Abrindo o encontro, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, falou sobre o significado do PJe. Destacou que estamos em uma era em que o virtual e o eletrônico têm se evidenciado como facilitador de nossas vidas. Em nosso trabalho, enfrentamos ainda uma prática do início do século XX – papel, carimbo, meios burocráticos – que nos impede de prestar uma jurisdição melhor, completou.
O presidente do TJMG lembrou as limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, e a crescente demanda de processos, a exigir mais recursos. Nesse sentido, ressaltou, o PJe mostra-se como o caminho, a nova forma de trabalhar, um novo horizonte. Evidentemente, o novo traz receios, uma vez que altera a rotina, ainda que ela não seja muito boa, ponderou.
Ao falar dos benefícios do novo sistema para magistrados, servidores e comunidade, o desembargador Pedro Bitencourt Marcondes citou experiências vitoriosas de outros estados que já implantaram o PJe. Falou da importância de se ter a mente aberta para o novo, para o futuro.
Informou ainda que a expansão do PJe para as comarcas de Betim e Contagem está prevista para até o final deste ano. Em 2015, o sistema será implantado em todas as comarcas de entrância especial. Agradecendo a presença de todos, o desembargador presidente ressaltou que o PJe, ao proporcionar uma jurisdição mais célere e um melhor aproveitamento do tempo, vai permitir a valorização de talentos.
Mudança
“Motivos para mudança: Uma questão de atitude” foi o tema da palestra proferida pelo psicólogo Elias Alves da Costa. Ele discorreu sobre o novo e tudo que ele representa – ansiedade e entusiasmo. “Nós escolhemos o nosso comportamento diante de uma nova realidade”, enfatizou.
O palestrante explicou que o PJe, do ponto de vista comportamental, é uma mudança de paradigma, o rompimento com um modelo que já conhecemos para que outro seja adotado. Destacou mudanças bem sucedidas vivenciadas pelo TJMG, entre elas, a implantação dos Juizados Especiais.
Entre as razões para que o PJe seja implantado com sucesso, ele citou a necessidade de o TJMG cumprir bem sua missão. Abordou os desafios trazidos pela mudança e a determinação necessária para acolhê-la, lembrando que a base para lidar com o novo é a confiança.
Definindo o TJMG de “obra coletiva”, ressaltou que todos devem abraçá-la para que a mudança aconteça. Ainda em sua apresentação, discorreu sobre as diferentes atitudes frente a mudança e as estratégias para se chegar ao futuro desejado.
Apresentação do PJe
A servidora da Corregedoria Edilane Andrade exibiu vídeo sobre o PJe, explicando a criação da ferramenta, que permite a prática do ato processual diretamente no sistema, e os atos normativos que a regulamentam. Falou ainda dos benefícios do PJe, entre eles, a otimização do tempo e a redução de custos; do cronograma de expansão; e do funcionamento do sistema.
Edilane ressaltou que a implantação do PJe é um momento histórico para o TJ: “É uma mudança de cultura, de desapego de práticas antigas”.
Prestigiaram o evento, entre outras autoridades, o terceiro vice-presidente do TJ, desembargador Wander Marotta, o corregedor geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo, o presidente do Comitê Gestor do PJe, desembargador André Leite Praça, o presidente do Comitê Gestor Nacional do PJe para os Tribunais de Justiça e Justiça Militar, juiz Wilson Benevides, o juiz auxiliar da Corregedoria Rui de Almeida Magalhães, a juíza auxiliar da Presidência Lilian Maciel dos Santos, o diretor do Foro de comarca de Contagem juiz Wagner Cavalieri, juízes da comarca de Contagem, servidores e representantes da Defensoria Pública, da OAB/MG e da Advocacia Geral do Estado.
Para ver mais fotos acesse o Flickr e o Banco de Imagens do TJMG.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom (www.tjmg.jus.br – TJMG – Unidade Goiás)