A presidência do Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia e Acre (TRT-14) realizará, nesta terça-feira (9/7), às 9h, o ato de implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (Pje-JT) nas oito Varas do Trabalho de Porto Velho (RO). A iniciativa aumenta para 53,12% o percentual de unidades do 1º grau que agora integram o sistema processual sem papel na jurisdição do TRT da 14ª Região e 100% na corte trabalhista. Todas as ações que ingressarem nas Varas do Trabalho da capital rondoniense, assim como as destinadas ao Tribunal, serão processadas eletronicamente.

A primeira unidade em Rondônia a integrar o PJe foi a Vara do Trabalho de Ouro Preto do Oeste, seguida de Jaru e das duas varas de Ariquemes e Vilhena. Serão realizadas, a seguir, práticas da chamada “operação assistida” das ferramentas do novo sistema. Assim advogados e outros operadores do Direito ganharão, também, maior comodidade para acessar, dar entrada e acompanhar todas as etapas do processo eletrônico de qualquer lugar que estiverem, bastando dispor de um computador e da efetivação de sua certificação digital.

Papel – A adesão das Unidades Judiciárias ao PJe traz ainda uma grande economia nos gastos com compra de papel, insumo cujo consumo, somente no ano passado, atingiu cerca de três toneladas nas unidades judiciárias de Rio Branco. Como a Justiça do Trabalho recebe anualmente dois milhões de novos processos, chegará a 5,6 mil toneladas o volume economizado quando o processo eletrônico estiver plenamente implantado em todas as 1.397 Varas do Trabalho e nos 24 Tribunais Regionais, além do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Fonte: CNJ e TRT8 (www.trt8.jus.br)