O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará instalou, na sexta-feira (13/12), o sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe/JT) na vara do trabalho de Crateús. O município cearense, localizado a 350 km de Fortaleza, é o 33º a utilizar a ferramenta que coloca fim ao processo em papel e dá mais rapidez às ações trabalhistas. Com a implantação, a Justiça do Trabalho agora possui 90% de suas unidades funcionando com o PJe/JT.
“Entregamos aos jurisdicionados da Região dos Inhamuns uma vara do trabalho renovada e compromissada com o futuro e a modernidade, dotadas de novos equipamentos e de servidores ainda mais preparados para bem atender a população”, disse a presidente do TRT/CE, desembargadora Roseli Alencar.
“Com o Processo Eletrônico, reduzem-se os expedientes e aumentam-se resultados”, afirmou. Para a presidente, a chegada do PJe/JT na região dará vazão a uma demanda reprimida pelas dificuldades de custos e deslocamentos. “Os trabalhadores agora poderão ajuizar sua reclamação trabalhista sem precisar sair de sua localidade, a partir de qualquer computador com acesso a internet”, ressaltou a desembargadora.
A primeira ação trabalhista com o PJe/JT na vara do trabalho de Crateús foi protocolizada pelo advogado Magidiel Pedrosa Machado, durante a solenidade. A audiência foi marcada automaticamente para o dia 9 de janeiro, às 10h.
Além da população de Crateús, a iniciativa do TRT/CE beneficiará trabalhadores e empregadores de 15 municípios da Região dos Inhamuns: Ararendá, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Nova Russas, Parambu, Poranga, Quiterianópolis, Santa Quitéria, Catunda, Tamboril e Tauá.
Histórico: O Processo Eletrônico chegou às varas do trabalho no Ceará em janeiro de 2012, quando o sistema foi instalado no município de Caucaia. Desde então, o PJe/JT foi instalado em todas as varas de Fortaleza, da região metropolitana e na maioria das unidades do interior. No primeiro semestre do próximo ano, Quixadá, Limoeiro do Norte, Iguatu receberão o sistema, concluindo a conexão de todas as varas do trabalho do TRT/CE ao sistema.
Fonte: www.trt7.gov.br