“A atividade jurisdicional precisa se aperfeiçoar para adequar a tramitação processual às necessidades da nossa sociedade, onde o tempo constitui um valor cada dia mais precioso”. A declaração, do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, foi dada em discurso na manhã desta terça-feira (17), em Belo Horizonte.
O ministro participou da inauguração de oito novas varas do trabalho no Fórum Trabalhista de Belo Horizonte. Todas as novas unidades já começam a operar com o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). Com isso, todas as 48 varas do trabalho existentes no Fórum já contam com o sistema. No total, 68 municípios mineiros já utilizam o PJe-JT.
O PJe-JT permite mais agilidade na tramitação dos processos, mais facilidade de acesso (via internet) e economia de papel e outros insumos. O uso do sistema proporciona redução média do tempo de tramitação do processo para cerca de um terço do despendido pelo processo em papel, desde a primeira audiência até a prolação da sentença. “Esses indicadores mostram que esta nova ferramenta, tal como concebida e desenvolvida, cumpre seu objetivo maior centrado na celeridade, segurança e eficiência jurisdicional”, avaliou o ministro.
A diretora do Fórum, juíza Maristela Malheiros, disse que a implantação do PJe-JT beneficiará “principalmente o jurisdicionado, razão de ser deste fórum, mas também advogados, servidores e magistrados”, disse.
O coordenador nacional do PJe-JT para o segundo grau, desembargador Ricardo Mohallen, disse que o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT 3) “está de parabéns” pela instalação do sistema e lembrou que o PJe-JT está em constante atualização: “O PJe-JT não é nem nunca será um sistema acabado”, disse.
A presidente do Tribunal, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, disse esperar que a nova ferramenta “venha proporcionar melhores dias para esse Fórum”.
Às 17 h desta terça-feira, o ministro Carlos Alberto participa, ainda, da posse da nova direção do TRT 3, para o biênio 2014/2015. Compõem a nova administração os desembargadores Maria Laura Franco Lima de Faria (Presidente), José Murilo de Morais (1º Vice-Presidente), Emília Facchini (2ª Vice-Presidente), Denise Alves Horta (Corregedora) e Luiz Ronan Neves Koury (Vice-Corregedor).
Fonte: www.tst.jus.br – Warner Bento/LR/foto: Leonardo Andrade