O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Antonio José de Barros Levenhagen, esteve nesta quinta-feira, 10/12, no edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15º Região para uma visita institucional. O presidente do Regional, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, recepcionou o ministro Levenhagen, no Plenário da Corte, numa sessão solene especial que reuniu desembargadores, juízes e servidores do Tribunal. A solenidade contou ainda com a participação dos desembargadores aposentados Eliana Felippe Toledo e Renato Buratto, ex-presidentes da 15ª, respectivamente nos biênios 2002-2004 e 2010-2012.

O presidente da 15ª abriu o evento afirmando sua felicidade pelo “encontro singular” com o ministro Levenhagen. Segundo o presidente, seus primeiros contatos com o ministro, que é oriundo do TRT da 15ª Região, se deram quando Levenhagen ainda atuava como juiz auxiliar da 1ª Turma, em meados da década de 1990. Lorival ressaltou o grande conhecimento científico do colega já naquela época, bem como sua lhaneza no trato com os colegas de turma e com os servidores.

O ministro Levenhagen, em sua mensagem de agradecimento ao Tribunal da 15ª Região, fez questão de externar sua estima à Corte trabalhista da 15ª, particularmente aos antigos companheiros, com destaque para a “querida amiga” desembargadora Eliana Toledo, e à desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, do Comitê Gestor Nacional do Sistema PJe-JT do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e também  responsável, segundo o ministro, pela implantação “cautelosa e segura do processo judicial eletrônico” na Justiça do Trabalho. Levenhagen agradeceu ainda ao juiz auxiliar da Presidência do TST, Renan Ravel Rodrigues Fagundes, e sua “extrema capacidade e dedicação integral ao trabalho”, e ao secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser.

O ministro ressaltou também o dinamismo do TRT-15 na implantação total do PJe em primeira e segunda instância num período inferior a dois anos. Levenhagen destacou, porém, que o PJe requer aperfeiçoamento contínuo e que o grande desafio agora é “conciliar a agilidade do PJe com a qualidade dos julgados, marca do trabalho da 15ª”.

Durante quase uma hora de sua fala, o ministro Levenhagen não conseguiu esconder a preocupação com a imagem do Judiciário, e por algumas vezes afirmou não temer as críticas, que segundo ele devem ser sempre construtivas e dirigidas à sua pessoa e à sua gestão, mas preservando sempre o Judiciário. O ministro confessou que se preocupa com o “excedimento das críticas”, mas lembrou que “assumir a toga é servir sempre e não ser servido dela”.

Ao final de sua exposição, o ministro foi homenageado com um vídeo que retrata sua trajetória na Justiça do Trabalho, organizado pela Coordenadoria de Comunicação Social.

Confira mais fotos do evento aqui.

 

Fonte: TRT 15º Região