Teve início na manhã desta terça-feira (23), na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, o curso Acessibilidade no PJe-JT, cujo objetivo é capacitar servidores com deficiência visual na nova versão do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).

A Coordenadora Nacional do PJe-JT, Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, afirmou que a partir da versão 1.5.1 o sistema trouxe aos usuários melhorias que, em conjunto com um software leitor de telas, permitem às pessoas com deficiência visual realizarem diversas tarefas relacionadas as suas atividades laborais. “Após o treinamento, os servidores com deficiência visual poderão, por exemplo, realizar todas as ações no PJe-JT usando somente o teclado do computador”,  disse.

Ainda segundo a Desembargadora, a capacitação é resultado do importante trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão Permanente de Acessibilidade do PJe-JT, que tem como objetivo principal propor medidas para facilitar o acesso de pessoas com deficiência ao sistema, além de sugerir adaptações e promover testes de acesso e revisão das ferramentas e funcionalidades do sistema que permitam maior acessibilidade a pessoas com deficiência visual.

Promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) por meio da Coordenação Nacional do PJe-JT, o curso acontece até a próxima quinta-feira (25) e capacitará servidores deficientes visuais e videntes de 10 Tribunais Regionais do Trabalho.

Fonte: CSJT