Com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho, a Coordenadoria Técnica do Processo Judicial Eletrônico (CTPJe) criou uma área especializada em identificar os futuros gargalos do PJe-JT e melhorar a qualidade do código gerado e o desempenho do sistema. 

Uma das primeiras atividades foi detectar e solucionar os problemas de desempenho que ocorreram em alguns regionais com grande volume processual, o que, após a identificação e correção, gerou uma melhora no tempo de resposta da aplicação. O tempo de resposta foi sentido tanto por usuários internos (Tribunais) e externos (Advogados e Procuradores) que utilizam PJe-JT.  

Para melhorar a qualidade do código gerado, foi criado o processo de trabalho de revisão de código. Uma das principais tarefas desta revisão é verificar se o código da aplicação está adequado para ser utilizado por pessoas com qualquer tipo de deficiência. Além disso, esse processo também inclui verificar se o código está escrito conforme as melhores práticas definidas pela equipe técnica.

Também foi montada uma equipe permanente de monitoramento que tem como principal atividade a ação proativa para evitar possíveis problemas de instabilidade, sejam eles de infraestrutura tecnológicas (máquinas) ou de aplicação (Servidor de Aplicação e Banco de Dados).

Fonte: Coordenação Nacional do Pje-JT (www.csjt.jus.br)