Processo eletrônico

 

A presidente Silvia Devonald discursa, sob os olhares da frente de honra da cerimônia

Para completar a conversão ao Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho dos fóruns trabalhistas da região do ABC Paulista, faltava apenas o Fórum de Santo André. Desde a tarde dessa quinta-feira (06), não falta mais: nessa data, ele foi oficialmente integrado ao sistema.

Na inauguração, estavam presentes magistrados, servidores, advogados, autoridades, colaboradores e demais cidadãos, no “Fórum Nelson Ferreira de Souza”, no centro da cidade. A frente de honra da cerimônia foi composta pela presidente do TRT-2, desembargadora Silvia Devonald; pelos magistrados Dulce Soler Rijo, Pedro Rogério dos Santos e Carla Hespanhol Lima (titulares, respectivamente, da 2ª, 3ª e 4ª Varas daquele fórum); e os advogados Paulo Silas Castro, conselheiro da OAB, e Eliana Queiroz, representando a seccional da Ordem do município.

Processo eletrônico1

O advogado Paulo Silas Castro iniciou os pronunciamentos, e ressaltou que há cerca de 15 mil advogados registrados atuando na região do ABC. Ele disse: “Nós, como usuários (do PJe-JT), só temos a elogiar”, revelando também o desejo de que os sistemas de PJe sejam semelhantes em todas as Justiças. A juíza Dulce Soler Rijo destacou o ganho de tempo com o “afastamento de atos mecânicos e repetitivos”, desnecessários na versão eletrônica dos processos. Por fim, a presidente Silvia Devonald concluiu, dizendo que “as possibilidades do PJe são infinitas; nem nós sabemos até onde chegaremos, mas é certo que chegaremos ainda muito mais longe”.

A presidente lembrou ainda que o cronograma de implantação do sistema planeja a conversão ao PJe-JT de todas as varas trabalhistas da 2ª Região – incluindo as 90 do Fórum Ruy Barbosa – ainda em 2015, para que todo o TRT-2 esteja operando com o sistema já em 2016.

Ainda em agosto (dia 28), está prevista a conversão do Fórum Trabalhista de Guarujá, na Baixada Santista.

Processo eletrônico 2Processo eletrônico 4Processo eletrônico 3

 

Acima, o descerramento da placa de integração do fórum ao PJe-JT; o advogado Paulo Silas Castro, e a inserção do fórum no sistema

Fonte: TRT – SP