Na manhã de quinta-feira (18/12), Macaé, município do Norte Fluminense, recebeu, com solenidade, duas novidades: mais uma Vara do Trabalho, sua terceira, e o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), cuja instalação no Estado do Rio de Janeiro foi totalmente concluída na cidade. Coincidentemente, foi também em um dia 18 – de junho de 2012 – que o Rio de Janeiro implantou o sistema, pela primeira vez, na Vara do Trabalho de Três Rios, no Centro Fluminense, há exatos 30 meses. O acervo eletrônico total hoje no TRT/RJ é de 232.038 processos em tramitação em primeiro e segundo graus.

SONY DSC

Uma placa foi colocada no Fórum de Macaé para marcar a conclusão da instalação do PJe-JT, descerrada pelo presidente do TRT/RJ, desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond; pelo diretor da Secretaria-Geral Judiciária, Carlos Roberto Oliveira da Silva; e pelo diretor-geral, Luis Felipe Carrapatoso Peralta (da direita para a esquerda)

O TRT do Rio de Janeiro é o segundo Regional do Trabalho de grande porte – o primeiro é o da 15ª Região (Campinas) – com 100% do PJe-JT instalado no primeiro e no segundo graus. Na solenidade, o presidente do Regional fluminense, desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond, lembrou os desafios do pioneirismo do TRT/RJ, que  instalou o sistema em todas as 82 Varas da Capital já em 2013. “Enfrentamos problemas, resistências, mas hoje ninguém quer voltar ao processo físico”, observou o presidente, que esteve envolvido no processo de implantação do início ao fim, também como vice-presidente na gestão da desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry (presidente do TRT/RJ no biênio 2011/2013).

2

 

Autoridades presentes no dispositivo de honra da inauguração da 3ª VT de Macaé: os juízes do Trabalho Roberto Alonso Barros Rodrigues Gago, Titular da 3ª VT, e André Luiz Amorim Franco, Titular da 1ª VT; o presidente do TRT/RJ; o procurador-geral do Município de Macaé, Augusto César D’Almeida Salgado; a diretora do Fórum de Macaé, juíza Ana Celina Laks Weissbluth; e o vice-presidente da 15ª Subseção da OAB/Rio de Janeiro, François Pimentel Moreira (da esquerda para direita)

O presidente também destacou, durante a cerimônia, que a 3ª Vara de Macaé é a 11ª Vara do Trabalho instalada fruto da Lei Nº 12.656, de 5 de junho de 2012, que criou 12 VTs no Rio de Janeiro. Segundo ele, tanto a sanção dessa lei quanto a instalação das VTs foram “lutas árduas” assumidas pela Administração do TRT/RJ há quatro anos. “Só quem conhece todos os trâmites envolvidos para a instalação de uma nova Vara do Trabalho pode avaliar que essa empreitada foi feita em curto espaço de tempo”, observou o desembargador. A previsão é de que a última VT criada pela Lei – a 7ª VT de Nova Iguaçu – seja instalada em janeiro de 2015. 

SONY DSC

 

Momento da execução do Hino Nacional na solenidade

SOBRE A 3ª VT

A 3ª VT de Macaé chega em boa hora, para acompanhar o ritmo de uma economia que cresceu 600% nos últimos anos. O quantitativo de processos que tramitam nas VTs da cidade responde, sobretudo, ao seu dinamismo, ancorado pela indústria do petróleo e do gás. Traduzindo isso em números, o sistema de dados utilizado pelo TRT/RJ, e-Gestão, apontou uma média de 3.935 casos novos recebidos por distribuição ou redistribuição na jurisdição de Macaé entre 2011 e 2013. Para 2014, a projeção é de 6.587 casos novos, o que representa um aumento de 67,4% na movimentação processual.

A nova Vara do Trabalho funciona no mesmo Fórum que abriga as outras duas VTs, na Rua Capitão Luís Belegard, 209, em Imbetiba, na região central da cidade. O objetivo é distribuir melhor o grande quantitativo de processos abarcados pela jurisdição de Macaé, que abrange, além desse município, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã. Como consequência, a solução dos conflitos na região tende a ganhar mais celeridade.

4

 

No projeto arquitetônico, foram considerados padrões ergonômicos, incluindo estações de trabalho em “L” e adequação da iluminação ao tipo de trabalho desenvolvido nos ambientes

Na cerimônia, foi renovado o convênio com a Prefeitura de Macaé de cessão do prédio que hoje abriga o Fórum. O presidente do TRT/RJ reforçou, ainda, que, no dia 10 de dezembro, foi sancionada lei que autoriza o uso de um terreno no bairro de Virgem Santa para edificação de um novo Fórum da Justiça do Trabalho em Macaé. Na solenidade, tomou posse o Titular da nova unidade, o Juiz do Trabalho Roberto Alonso Barros Rodrigues Gago, promovido por merecimento. 

6

 

Acima, descerramento da placa de instalação da 3ª VT. Abaixo, renovação do convênio

SONY DSC

 

Servidores presentes à cerimônia com o presidente do TRT/RJ. O desembargador agradeceu o empenho dos servidores da Administração pelos projetos concluídos 

SAIBA MAIS SOBRE O PJe-JT

O PJe-JT é um sistema 100% digital, o que significa a redução gradual dos processos físicos (em papel) até sua eliminação completa. Quando o PJe-JT é instalado, as novas ações que ingressam no Judiciário Trabalhista devem ser feitas eletronicamente, via sistema. Já o acervo físico segue seu curso normal.

O PJe-JT promove o uso racional e inteligente da tecnologia em prol de uma Justiça mais célere, acessível, eficiente e sintonizada com a preservação ambiental, economizando papel e insumos. O Processo Judicial Eletrônico foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e teve adesão da Justiça do Trabalho, ganhando o nome de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).

Para ver mais fotos do evento, clique aqui

 

Fonte: TRT-RJ (www.trt1.jus.br/web/guest/materia-completa?nID=25879526)