Com jurisdição em município dos Estados do Pará e Amapá, a Vara do Trabalho de Monte Dourado/Laranjal do Jari foi criada pela Lei nº 8.432 de 11/06/92, e tem sede em Monte Dourado, distrito do município de Almeirim(PA), atendendo a população de Almeirim, Gurupá (PA), Porto de Moz (PA), Laranjal do Jari (AP) e Vitória do Jari (AP). Divididos pelo Rio Jari, com distância de cerca de 240 metros, os dois municípios têm sua história e desenvolvimento ligados a implantação do Projeto Jari, na década de 60, que provocou intensa migração para a região.

Na última segunda-feira (25) a Vara de Monte Dourado / Laranjal do Jari instalou o Processo Judicial Eletrônico – PJe. A vara é penúltima a receber a instalação do PJe. Com isso, 98% da Justiça do Trabalho opera eletronicamente. A última Vara da Justiça do Trabalho a receber a instalação do PJe será a Vara do Trabalho de Abaetetuba, no dia 06 de outubro.

Estavam presentes na cerimônia de implantação do PJe o gestor do Comitê Regional do PJe, desembargador Sérgio Rocha, a juíza titular da VT de Monte Dourado/Laranjal do jari, Núbia Guedes, a juíza de direito titular da Vara da Comarca de Monte Dourado, Karise Assad, o advogado representante da OAB, Rafael Bentes Côrrea, a defensora pública da comarca de Laranjal do Jari, Thaysa Sá, além de representantes sindicais, advogados que atuam na região e servidores da VT.

O gestor do comitê regional do PJE, desembargador Sérgio Rocha, destacou o desaparecimento do chamado “tempo morto” do processo com a utilização do sistema PJE, além da redução dos custos do andamento do processo, horas de trabalho e horas que as partes e advogados esperam para a solução da demanda.

A juíza titular da Vara de Monte dourado /Laranjal do Jari, Núbia Guedes ressaltou que a chegada do PJe não é apenas um avanço tecnológico para região, mas leva uma melhor qualidade de vida para servidores, advogados e jurisdicionado. “Não é só a modernização do processo ou a utilização de um instrumento importante de otimização, de dinamização do processo. Para nós que vivemos aqui, que sabemos das mazelas do acesso, da logística precária, sabemos o quanto vai ser importante o PJe, com ganhos para a Vara, para os jurisdicionados e para os advogados. Ademais, não teremos que esperar um longo período de deslocamento do processo físico, desde o trânsito em julgado nas instâncias superiores até a chegada do processo na Vara. Será um novo tempo, mas feliz para todos nós” pontuou a magistrada.

O advogado Rafaele Bentes, representante da OAB na cerimônia, afirmou que os advogados estão dispostos a ajudar nesta nova fase da Vara. “Os desafios são postos diariamente à advocacia. Por certo, os colegas que militam na Vara do Trabalho de Laranjal do Jari estão prontos para contribuir com esse avanço na implementação do Processo Judicial Eletrônico na região”.

A primeira reclamação trabalhista foi protocolada no sistema, sob o nº 0010000-92.2017.5.08.0203, pelo advogado Rafael Bentes e teve sua audiência designada para o dia 23/10/2017, às 10h15min.

Veja as fotos no Flickr.

Fonte: TRT 8º Região