O Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT)  foi implantado, na manhã desta quinta-feira (18), na Vara do Trabalho de Altamira. Em menos de 1 minuto, o primeiro processo foi protocolado, com data de audiência marcada para o dia 20 de julho, às 13h.

Dirigida pelo presidente do Tribunal, Desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha, a solenidade contou com a presença do Juiz Titular da Vara de Altamira, Marcos César Moutinho da Cruz; Juiz do Trabalho Substituto Fernando Bessa; Procurador do Trabalho Rafael dos Anjos; Juiz Federal Paulo Cesar Moy Anaisse; Vereador João Mendes, representando a Câmara Municipal e Átila Gomes, representando a Prodepa.

Para o Desembargador Presidente, a chegada do PJE em Altamira significa investir  em melhorias de acesso, qualidade de atendimento, celeridade e economia, tanto para a Justiça  como para as partes.

Primeiro advogado a protocolar uma petição no PJe-JT, Jackgrey Feitosa Gomes vê a chegada do PJE-JT em Altamira como um avanço para os jurisdicionados e advogados. “Eu falei para os colegas que vai ser bom. Não vai precisar vir toda hora no balcão. Não teremos problemas com prazo para retirada dos autos. A Justiça do Trabalho é conhecida pela celeridade e é isso que esperamos”, afirmou Jackgrey.

O advogado, que é adepto da tecnologia, também contou que o pré-cadastro do processo protocolado na manhã desta quinta-feira foi realizado usando a internet roteada do aparelho celular. Antes de sair da Vara Trabalhista de Altamira, ele ainda revelou, já havia protocolado mais um processo e, até o final do dia, ingressaria com mais dois pelo PJe-JT. 

Encerrada a solenidade de implantação do PJE, os servidores da Vara Trabalhista seguiram para o segundo dia de treinamento no novo sistema eletrônico. O curso irá até sexta-feira.

Para o juiz Titular de Altamira, Marcos Moutinho da Cruz, que já teve experiência em utilizar o PJe, a expectativa é de que tanto advogados como servidores tenham facilidade em assimilar o novo sistema.

Assim como em Marabá, a Justiça do Trabalho disponibilizou, em Altamira, meios eletrônicos para acesso dos advogados ao PJe-JT.

Treinamento para Advogados

Na próxima semana, o TRT oferecerá cursos gratuitos sobre o PJe-JT para os advogados da região. Serão duas modalidades: on-line e presencial. 

PJe – Autoinstrucional – Advogados de Altamira

Turma 6 Pje-JT 1º Grau – Autoinstrucional 2015 – Advogados – Altamira

Local de Realização: Campus Virtual TRT8 <http://campusvirtual.trt8.jus.br>;

Período de Inscrição: 17 a 22.06.2015;

Período de Realização: 22 a 25.06.2015;

Carga horária: 5 horas

Público-alvo: Advogados que atuam junto à Vara do Trabalho de Altamira

​PJe – Presencial – Advogados de Altamira

Realização: ​22 a 2​4 de junho

​Horário: 08 às 12 e 14 às 16h

Local: Perform Treinamentos – Av. Djalma Dutra, 1904, Altamira/PA

INSCRIÇÕES:​

Cursos presenciais:  solicitações para o e-mail ecaiss.treinamento@trt8.jus.br.

Cursos autoinstrucionais (a distância):​ A solicitação da inscrição deve ser feita no Campus Virtual, conforme os procedimentos abaixo:
1- Acesse o endereço eletrônico http://campusvirtual.trt8.jus.br/ ;

2- Faça seu acesso no Campus Virtual preenchendo os campos “Nome de usuário” e “Senha”. Caso você não seja cadastrado, clique em“Cadastramento de usuários” e preencha os campos solicitados;

3- Na parte central da página, em Cursos, clique em “Cursos com inscrições abertas”;

4- Clique no curso Turma 6 Pje-JT 1º Grau – Autoinstrucional 2015 – Advogados – Altamira ou Turma 7 Pje-JT 1º Grau – Autoinstrucional 2015 – Advogados – Paragominas  e faça sua solicitação de inscrição;

Ressalta-se que serão certificados os participantes que realizarem a atividade “questionário” e obtiverem a nota mínima de 7,0 (sete) pontos.

Veja as fotos.

Fonte: TRT 8º Região