Esta sexta-feira (17/10) será um dia histórico para a Justiça do Trabalho do Sul Fluminense, com a chegada do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT). As Varas do Trabalho de Angra dos Reis, Barra Mansa, Barra do Piraí, Resende e Volta Redonda, além do Posto Avançado de Valença, passam a operar com o sistema, sendo que a distribuição de feitos terá início na segunda-feira (20/10). Com essa nova expansão, o PJe-JT funcionará em 134 VTs e dois postos avançados no Estado do Rio de Janeiro, o que corresponde a 93% das unidades judiciárias do Regional fluminense.

Para peticionar eletronicamente, os advogados que atuam nessas comarcas devem adquirir um Certificado Digital, por meio de uma autoridade certificadora (AC). Escritórios de advocacia devem buscar a certificação para todos os seus operadores, inclusive os estagiários cadastrados, pois estes estão aptos para operar no sistema e protocolizar petições, não podendo, entretanto, assiná-las.

Além do certificado digital, para acesso ao sistema do PJe-JT são necessários: navegador Mozilla Firefox em versão 31.0 ou superior; Java versão SE 7 U 67; Adobe Flash Player ActiveX; e Windows XP ou 7.

PERTO DOS 100%

Até o fim de novembro, o TRT/RJ prevê concluir a implantação do PJe-JT no âmbito da 1ª Região. Ainda este mês, no dia 24, o sistema chegará a Nilópolis, na Baixada Fluminense. No dia 3 de novembro, será a vez de as Varas do Trabalho de Itaboraí, na antiga Grande Niterói, e de Nova Friburgo, além do PAJT de Cantagalo, na Região Serrana, ingressarem na era eletrônica. A previsão é que ainda em novembro o PJe-JT também esteja em funcionamento nas Varas do Trabalho de Petrópolis, na Região Serrana, e Macaé, na Circunscrição da Região dos Lagos.

SAIBA MAIS SOBRE O PJe-JT

Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Processo Judicial Eletrônico (PJe) é o sistema nacional de informática desenvolvido para a automação do Judiciário e que teve adesão da Justiça do Trabalho. O objetivo é que, pelo sistema, seja possível acompanhar o processo independentemente de ele tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados ou na Justiça do Trabalho.

 

Fonte: www.trt1.jus.br