15_pjepf_destsiteO Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) será implantado no município de Estância Velha na próxima segunda-feira (22). A implantação será marcada por solenidade com a participação da vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse. O evento ocorrerá às 14h, na Vara do Trabalho de Estância Velha, localizada na Avenida Sete de Setembro, número 60.

Atualmente, o PJe-JT é utilizado por 117 Varas do Trabalho e nove Postos Avançados na Justiça do Trabalho gaúcha. A implantação do sistema em todas as unidades do Estado deverá ser concluída no dia 16 de outubro deste ano. 

O processo eletrônico elimina o uso do papel, garante maior segurança e automatiza diversos atos processuais. A celeridade é uma das principais vantagens do sistema, que reduz de forma significativa o tempo de tramitação dos processos. Estatísticas da Justiça do Trabalho gaúcha demonstram que o PJe-JT reduz em 51% o tempo médio entre o ajuizamento e o julgamento dos processos na comparação com o meio físico.

Para os advogados, o processo eletrônico diminui a necessidade de deslocamento até as unidades judiciárias e possibilita o peticionamento via internet 24 horas por dia. O sistema também permite a consulta processual por login e senha, inclusive a partir de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Mais sobre a unidade

A Vara do Trabalho de Estância Velha foi inaugurada em 26 de novembro de 1993. O juiz titular da unidade é o magistrado Volnei de Oliveira Mayer. Sua jurisdição abrange os municípios de Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Santa Maria do Herval.

Acesse aqui o cronograma completo da implantação do processo eletrônico no Estado.

Fonte: TRT 4º Região