Em duas varas do trabalho de cidades da região Sul do estado, Santa Rita do Sapucaí e Itajubá, será instalado, no ínício da próxima semana, o Processo Judicial Eletrônico (PJe), escolhido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como o sistema virtual de tramitação de processos no Poder Judiciário trabalhista.

Conhecida como “O Vale da Eletrônica” devido às mais de 120 empresas de eletrônica e às escolas instaladas na cidade, Santa Rita do Sapucaí, distante 420 quilômetros da capital do estado e situada em uma região onde se alternam montanhas e vales que formam a Bacia do Rio Sapucaí, é também a terra natal de Delfim Moreira Júnior, primeiro presidente do Conselho Regional do Trabalho, hoje TRT da 3ª Região.

Inaugurada em fevereiro de 2010, a VT de Santa Rita do Sapucaí, uma das varas mais jovens do estado, tem como titular a juíza Érica Martins Júdice e como diretor Gilberto Expedito Vieira. Sua jurisdição alcança os municípios de Cachoeira de Minas, Careaçu, Conceição dos Ouros, Consolação, Gonçalves, Heliodora, Natércia, Paraisópolis, São Sebastião da Bela Vista e Sapucaí-Mirim.

Marcada para as 17 horas da próxima segunda-feira, dia 15 de julho, a solenidade de instalação do PJe na VT de Santa Rita do Sapucaí será prestigiada pela desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, presidente do TRT da 3ª Região.

Também às 17 horas, só que da terça-feira, dia 16 de julho, será realizada solenidade de instalação do PJe na VT de Itajubá, distante 22 quilômetros de Santa Rita do Sapucaí.

Tendo como titular o juiz Edmar Souza Salgado e como diretor Donizetti Gomes de Oliveira, a Vara do Trabalho de Itajubá, inaugurada em setembro de 1999, recebeu nesse primeiro semestre de 2013, 790 novas ações provenientes não só do município, mas também de Brasópolis, Conceição das Pedras, Cristina, Delfim Moreira, Maria da Fé, Marmelópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, São José do Alegre e Wenceslau Braz, que integram a sua jurisdição.

Núcleo urbano mais importante da região, beneficiado por uma boa malha viária, Itajubá é um município privilegiado em relação à localização, não só por estar inserido numa rede urbana formada por prósperas cidades de porte médio, cujo acesso é feito pela BR 459, mas também devido à sua posição em relação as grandes capitais da região sudeste: Belo Horizonte (445Km), São Paulo (261Km) e Rio de Janeiro (318Km).

Fotos: www.wikipedia.org

Fonte: www.trt3.jus.br