20150515_poa_Destaque_interno

Em prosseguimento ao cronograma de implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), foi a vez da cidade de Poá-SP, ao leste da capital, receber o sistema na última sexta-feira (15).

As demandas trabalhistas dessa estância hidromineral e município jovem (com apenas 66 anos) eram atendidas em Mogi das Cruzes, até a instalação de sua vara própria, em setembro de 1991. Após, houve a mudança para uma sede maior, em junho de 2010. E agora, foi inaugurado o PJe.

20150515 poa Dra Silvia

Estavam presentes à cerimônia de inauguração a presidente do TRT-2, desembargadora Silvia Devonald; o prefeito de Poá, Marcos Antonio Andrade Borges; o juiz titular da Vara do Trabalho daquela cidade, Rui César Públio Borges Corrêa; o representante da OAB Alcides Lemes da Silva Júnior, presidente da subseção local, além de servidores, representantes da imprensa, autoridades, advogados e outros cidadãos.

20150515 poa juiz diretor

Da tribuna de honra, o prefeito Marcos Borges disse que a modernização que o sistema traz facilitará os serviços a todos que procuram a Justiça do Trabalho. O juiz Rui César Públio destacou que “O PJe é a modernidade no sentido amplo”. A presidente Silvia Devonald fechou os pronunciamentos, ressaltando a celeridade que o sistema traz a todos os trâmites típicos dos processos trabalhistas.

Após o término da cerimônia, a presidente foi entrevistada por órgãos da imprensa local, e respondeu com mais detalhes a perguntas sobre as vantagens que o sistema proporciona para os trabalhadores que ingressam com ações trabalhistas. Ela destacou ainda que “a Justiça Trabalhista é a mais rápida do país”, e confirmou que toda a 2ª Região deve estar com o PJe-JT instalado e operando até o final deste ano.

Trabalhar em Poá

Servidores falaram um pouco sobre a pacata cidade. Helena Yoshimura, diretora de secretaria e com 32 anos de TRT, lembrou que lá, como via de regra nas cidades interioranas, as pessoas são mais gentis e calmas. Já a servidora Sandra Aparecida Resende Ferreira está ali desde a inauguração, em setembro de 1991. Nativa e residente em Poá, disse ser “suspeita para falar” sobre os atrativos da cidade, e destacou seu crescimento e a constante melhoria da prestação jurisdicional.

Por fim, Mauricio da Costa Junior, oficial de justiça, endossou as colegas, elogiando também a equipe da Vara Trabalhista de Poá: muito eficiente, dinâmica e unida, o que torna muito prazeroso trabalhar ali.

20150515 poa Destaque externo     20150515 poa PJe     20150515 poa Prefeito
Acima, o descerramento da placa inaugural; a inclusão da vara no sistema PJe, e o prefeito do município.

Fonte: TRT 2º região