A última Vara Trabalhista a receber a inovação foi a de Presidente Figueiredo (AM) em cerimônia solene realizada em conjunto com a reinauguração da nova sede no município.

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, que abrange os estados do Amazonas e de Roraima, implantou com sucesso o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em 100% das suas Varas Trabalhistas no ano de 2014. A última Vara a receber a inovação foi a do município amazonense de Presidente Figueiredo, em cerimônia solene realizada no dia 4 de dezembro, em conjunto com a reinauguração da nova sede da VT.

 Com isso, o TRT da 11ª Região passou a operar com o sistema eletrônico em todas as 10 Varas do Trabalho nos municípios do interior do Amazonas: Coari, Eirunepé, Itacoatiara, Humaitá, Lábrea, Manacapuru, Parintins, Tabatinga, Tefé, Presidente Figueiredo. Em 2013, o PJe-JT já havia sido implantado em Varas Trabalhistas das capitais Manaus e Boa Vista, além dos órgãos de segunda instância.

 A implantação do PJe-JT foi gradual, conforme explica o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, André Fabiano Pereira. “Em 2013 iniciamos a implantação do sistema em seis varas trabalhistas de Manaus e também nos órgãos de segundo grau. Essa foi a etapa mais crítica em termos de configuração, pois fizemos o cadastramento de todas as informações dosservidores, magistrados, varas, gabinetes, turmas, calendários, procuradorias, oficiais e outros”, explicou.

 A segunda etapa foi implantar o PJe-JT nas Varas do Trabalho de Boa Vista e nas demais varas restantes de Manaus. As Varas do Trabalho do interior do Amazonas fizeram parte da última etapa da implantação. “No interior do Amazonas enfrentamos dificuldades principalmente com relação à infraestrutura de internet e suporte do PJe à distância”, relata André.

Em 2013 e 2014 já tramitaram no TRT11 mais de 91.400 processos judiciais eletrônicos em primeira instância e 6.327 na segunda instância.

 Atendimento via WhatsApp

Uma novidade lançada em 2014 foi o atendimento de suporte do PJe-JT por meio do aplicativo WhatsApp. Os magistrados, servidores e advogados além de outros interessados já podem tirar dúvidas sobre a ferramenta através do smartphone.

 Com o novo serviço, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT11 oferece feedbacks mais rápidos para as dúvidas dos usuários do serviço pelo número (92) 992950025. Podem ser enviados, vídeos, áudios e imagens, como prints da tela, com as respectivas dúvidas.

 O serviço de atendimento via WhatsApp fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, exceto em feriados. O TRT11 também mantém outros canais de atendimento, tais como a Central de Atendimento através do número (92)3621-7475.

Fonte: http://portal.trt11.jus.br/Portal/layoutInicial.jsf;jsessionid=0C4F685254D80EA1263EB4F2F061EE82.Portal