A Vara do Trabalho de Olímpia passará a contar com o sistema de Processo Judicial Eletrônico a partir do dia 23 de abril, às 11 horas. A informação foi dada pela juíza do Trabalho local, Conceição Aparecida Rocha de Petribu Faria, esta semana, ao Planeta. Na oportunidade, o advogado José Luiz Bertoli ajuizará uma reclamação trabalhista para inaugurá-lo oficialmente.

“Os profissionais da área devem se cadastrar e obter a certificação digital, sem a qual não poderão ter acesso ao sistema, já que a partir da instalação do Pje, qualquer nova ação trabalhista deve ser ajuizada via internet”, explicou a juíza.

Além disso, ela complementa, os profissionais devem possuir equipamentos compatíveis com as exigências deste modelo, como exemplo para digitalização de documentos.

“Este novo método contribuirá para a redução do tempo de tramitação dos processos. Terá como benefício, ainda,  o acesso aos autos, que se dará pela internet, a qualquer momento e de qualquer lugar, a redução de gastos com papel, impressora, etc., e principalmente a padronização dos procedimentos, facilitando a vida do profissional que milita nesta Justiça Especializada”, acrescentou.

A Vara do Trabalho de Olímpia conta hoje com 2.583 processos físicos, sendo 293 ajuizados somente neste ano de 2014. Espera-se que com o novo sistema o andamento  processual fique mais célere, já que os procedimentos são realizados on-line, permitindo ao Juízo rapidez na prestação jurisdicional.

“Vale lembrar, todavia, que os autos físicos ajuizados até então seguirão desta forma até o final, de modo que a Secretaria terá a responsabilidade pela sua condução juntamente com a dos feitos interpostos pelo sistema do Pje”, completou a juíza Conceição Faria.

Fonte: www.planetanews.com.br